sexta-feira, 4 de setembro de 2009

o cúmulo da hipocrisia

Ao lado da minha mãe doentinha na cama, fui (quase) obrigada a assistir um trecho da novela das 8 nesta noite chuvosa - quem acompanha este blog, sabe que não assisto televisão já há alguns anos.
Pois bem, além de chocada com a vera fischer, que mais parece uma mumia embalsamada e que, quanto mais o tempo passa, mais se esforça para ser pior atriz, vi uma cena da personagem da letícia sabatella apanhando feio da ex mulher do padeiro francês gostosão, debora bloch (?). Feio mesmo, minha gente! Não foi um tapinha e tchau. Foram vários safanões, chutes no estômago e puxões de cabelo. Uma cena de violência pesada - mas minha mãe contou que a personagem apanhou a novela inteira de vários, então não deve ser novidade. Na sequência, como se nada tivesse acontecido, a atriz silvia buarque (que faz um papel de professora), aparece falando sobre a violência nas escolas, sobre como evitá-la, o respeito aos coleguinhas - aparentemente a novela também aborda temas de violência escolar de modo bastante incisivo. Bom, se for da mesma forma como abordou a cena anterior, certamente será bastante educativo, para que os telespectadores se tornem mais pacíficos no seu dia-a-dia e terminem enjaulados como animais insandecidos.

O efeito catártico da ficção alivia a agressividade real? Ou por fim a identitificação com a ficção pode levar a reproduzí-la na realidade?
.
.
Deus, rogai por nós, que não sabemos o que estamos fazendo.

3 comentários:

ju de sari disse...

o efeito catártico a nível de pessoa torna-me sujeita a violências não merecidas devido a comportamentos repetidos que a mídia incentiva, aprova e reproduz no intuito de criticar ou chamar a atenção de quem considera tudo uma insensatez e abomina produções teledramatúrgicas que provavelmente transgridem tanto quanto a própria vida miserável do trabalhador que suou em bicas para comprar uma tv de algumas polegadas onde se possa ver o corpo inteirinho da vera fischer ou da juliana paes. pegou? ah, então relaxa. hare baba! você não vale nada mas eu gosto de você. (e você nem pegou a parte da norminha que traiu o maridão a novela inteira e foi enxotada da residência com palavras de baixo calão ao ser descoberta no ato adulterístico!). leve como a vida, mamadí! kkk

Naila Broisler disse...

Beta, concordo com vc em tdos sentidos... quem derá se a maioria tivesse sua cabeça, pelo menos para filtrar absurdos da tv... mas. É melhor continuar não assistindo para não se indignar mais...

Tania Campos disse...

quem tem olhos para ver pode ver qualquer coisa e AMPLIAR intervir infiltrar interagir revolucionar amar e ver ver ver. tem de tudo em todo lugar. tá tudo solto na plataforma do ar, quem vai querer comprar banana?