segunda-feira, 18 de maio de 2009

sobre a espontaneidade e a sincronicidade

Ontem uma criança teria gritado, chorado, esperneado: "Quero ir emboraaaaaa, mãe!!!!". "Mas por que, minha filha? Por que você quer ir embora?". "Porque eu não gosto do tio marcio, ele é bobo e feio, ele tira meleca do nariz e depois passa o dedo cheio de meleca no sofá". Essa espontaneidade é o que vamos perdendo enquanto (achamos que) crescemos. Mas se você levanta educadamente, sem chorar, sem espernear e sem gritar e simplesmente diz: "Com licença, eu vou embora", o seu comportamento passa a ser visto como algo bizarro. Mesmo educada, você se torna agressiva. Mesmo deixando claro que o lance é contigo, as pessoas fazem questão se assumir pra si uma parcela da loucura do outro. Mesmo estando na sua verdade, não há como evitar julgamentos: Você surtou? Você tá louca?. Não, gente, eu só quis ir embora.
Então eu fui. Vivenciando no meu corpo o prazer do descontrole, de soltar a vida, deixar ela correr sem rédeas. O prazer de assistir uma peça ótima, linda surpresa, e de receber carinho e (re)conhecimento inesperados. O prazer de pagar a conta do bar e sair andando numa noite fria paulistana, dobrar a esquina e dar de cara com a sincronicidade, a mesa posta, ali, para revelar pequenas intimidades - colher, fio dental e óculos escuros - e se fartar de breves descobertas.
Sim, definitivamente, a vida é filme.

NÃO PERCAM:
Bem Aventurados os Anjos que Dormem, de Marília Toledo
Direção: Kleber Montanheiro
Elenco: Daniela Flor, Juliana Bogus Saad, Ariel Moshe, Carlos Dias e Márcio Bueno Dias
Sextas e sábados, às 0h
Até 26 de Junho
Miniteatro
Praça Roosevelt, 108 (Centro)
Tel: (11) 2865-5955
Ingressos: R$30,00 e meia-entrada

3 comentários:

Juli disse...

pequenas intimidades
que serão enormes
(se já não forem)

e provavelmente serão pra sempre.

e é $10 me pedindo "convite amigo".
podem pedir. sou amiga. adoro.

PS: em cartaz: a incrível e bela coincidência do vambora mútuo na noite fria.

Helô disse...

O ser é geneticamente social...

Márcio Almeida Júnior disse...

Oi,
gostei muito do seu blog, é bem interessante a forma como você aborda os temas, vou voltar sempre para ver as atualizações.
Abraços.