terça-feira, 31 de março de 2009

dicas de NYC

Atendendo a pedidos, vão algumas dicas seletas da Big Apple pra você aproveitar ainda mais.

Chegando lá, compre logo a revista TimeOut e veja a programação de shows e eventos. Pode estar rolando algo muito bacana e aí você já fica sabendo.

Passear
O bairro de Williamsburg é um barato. Há alguns anos se tornou o point mais descolado de nova york. Fica no Brooklyn, do outro lado do rio, é um ex-distrito industrial em que galpões foram transformados em ateliês de arte, estúdios de fotografia, charmosos lofts térreos de produção de design de ponta. Aos sábados (ou domingos?) tem um flea market (mercado de pulgas), que vende desde roupas usadas e novas, até vinis raros e coisinhas que você VAI querer comprar. Vale à pena conhecer, passear por Bedford Ave, e comer algo por lá - é BEM mais barato que em Manhattan e tem uns restaurantezinhos super bacanas, eu comi num vietnamita óteeemo! (veja em http://www.freewilliamsburg.com/restaurants/index.html).
Em Manhattan o hotsite é Chelsea. Lindo, chique, caro. Mas é preciso se perder entre a nona e a décima (west side) entrando em lojinhas de disco e brechós selecionadíssimos nos porões das casas - ou basements, como são chamados. Lá também há um mercado de antiguidades, mas eu não lembro em que dia é.

Cult
Além dos tradicionais e imperdíveis (MoMA, Guggenheim e Met), não deixe de ir no International Center of Photograpy (1133 Sixth Ave at 43rd St). Confira se está rolando alguma exposição especial antes (www.icp.org).
O sebo mais incrível que já visitei na minha vida é o The Strand. São miles e miles de livros usados, semi-novos e sessões mais do que especializadas. Ao invés das duas e singelas prateleiras de "cinema" da Livraria Cultura, lá você encontra todo um corredor dividido por "cinema asiático", "roteiros", "biografias"... Além disso, nas gôndolas, eles colocam trechos dos livros destacados para aguçar a curiosidade.
Saindo de lá atravesse a rua, caminhe para a direita e deixe-se trombar com a fantástica fábrica de chocolate do careca Max Brenner. Coma a maior sobremesa que conseguir digerir. É um mundo mágico! Ah, sim... tudo isso está a um quarteirão de Union Square.

Para comer
Nesse quesito, apesar da minha paixão pela gastronomia, não posso ajudar muito. Na ocasião, namorava um pão duro que só queria comer burger king - um dos motivos de nossa eterna discórdia, até hoje! Mas no final consegui dobrar o figura e fomos a uns dois ou três restôs onde comemos muito bem. Não perca as pizza'slices por 1 dólar em little Italy - ou onde quer que você esteja andando e com fome: é uma praga, há por toda a parte e elas até são gostosas. É só entrar no clima.
Ande, ande, ande... queime muitas calorias para poder comer um (ou dois) cheesecake na Eileen´s, especial, acredite. 17 Cleveland Place, lower manhattan.

Jazzy nights
Meus preferidos: veja se há algo bom no Dizzy´s Club Coca Cola Club do Lincoln Center. São noites de jazz de primeira, um pouquinho mais caras do que a média, mas vale muito à pena. O visual é incríiiivel, cinematográfico!
Não deixe de ir ao Smoke, se der sorte pegue a segunda entrada e logo assista uma VERDADEIRA jam session, é muito legal!
55 Bar também é ótimo, uma toca no meio de manhattan.
Blue Note, dispensa comentários. Se houver um bom show, simplesmente vá!

Nenhum comentário: