terça-feira, 25 de maio de 2010

de como conhecer as pessoas

Tenho conhecido muita gente que não me faz perguntas sobre o que faço da vida, onde estudei, quem namorei, que países conheço... nada. Ou quase. Isso é um pouco irritante. A conversa flui sobre a superficialidade do momento, sobre as observações circuntanciais, ou sobre a história do outro - porque eu sou muito perguntadeira.
Até outro dia, considerei esse comportamento como um desinteresse do outro por mim. Mas nessa minha mania de aprender uma coisa nova a cada dia, descobri que existem diversas formas de acessar alguém.

A pessoa é o que é, não só o que conta ser. E uma das formas de saber quem ela é, é descobrir isso sozinho, não por meio da explicação dela mesma. Enquanto eu te conto coisas sobre mim, o que fiz, com quem andei, o que gosto de comer e assistir, você cria uma imagem minha na sua cabeça. As respostas e as explicações nos enchem de pré-conceitos.

Não saber é mais bonito, nos força a começar novas histórias, a nos re-conhecer.

A pessoa é o que é - e inevitavelmente carrega consigo o que viveu.

3 comentários:

Carol V disse...

Beta, fiquei um tempão sem aparecer aqui..e acho que vim em um dia oportuno.
Quando conheço pessoas que não se interessam pelo que eu gosto, conheço ou escuto, não penso mais, como fiz um dia, que era essas pessoas vazias. Aprendi depois de reconhecer o meu próprio pré conceito que não devemos procurar motivos para gostar das pessoas, devemos simplesmente gostar e tentar aprender algo...que pode ser o não preconceito, um sorriso ou o silêncio. Afinal, a alegria habita a alma e o coração, tenha ele preferência musical ou não! Saudades!

Beta disse...

Ei Carol!
Saudades, querida.
é isso aí, conhecer no silêncio às vezes pode ser melhor.
Me lembro daquela coisa de termos dois ouvidos e apenas uma boca... pra quê mesmo?
beijos e apareça!

Ju disse...

A escrita é a forma com que você melhor expressa sua essência... e toca a dos outros. Te conheço sem muitas perguntas, na verdade falando mais que ouvindo, ultimamente... e te conheço pelo que você emana, uma energia de vida, de desejo de abraço, apertado, de amigo, de amor, de paz! Linda!