quinta-feira, 8 de outubro de 2009

as curvas da orla de santos

Hoje passei o dia trabalhando em Santos. A Tathi é a anfitriã são carlense mais santista que eu já vi. Além de termos tido ideias incríveis de projetos, ela me contou duas curiosidades que eu desconhecia e pude verificar in loco: 1) os homens santistas são lindos! É verdade. Foi difícil almoçar sem suspirar de alegria pela grata surpresa.
2) Inúmeros prédios da orla estão irremediavelmente inclinados, como a torre de Pisa. E continuam entortando. E ninguém faz nada a respeito. Já fui a Santos algumas vezes, mas achei engraçado atentar para esse fato justamente nesse momento. O solo da orla santista é arenoso e também antiga zona de manguezais. Ou seja, uma merda. "Não dá pra construir prédio aqui!". Será que ninguém pensou nisso?!? Não. Quer dizer, alguém na época deve ter pensado, e até falado sobre, mas não foi ouvido.
(crédito foto)
Erros incorrigíveis nos cálculos da profundidade dos alicerces dos edifícios causaram recalques e fragilidades nas estruturas.
Aliás, "recalque" é uma boa palavra: s.m. rubrica: psicanálise. Mecanismo de defesa que, teoricamente, tem por função fazer com que exigências pulsionais, condutas e atitudes, além dos conteúdos psíquicos a elas ligados, passem do campo da consciência para o do inconsciente, ao entrarem em choque com exigências contrárias (do Aurélio).

Inevitável a analogia.
Homens lindos e prédios recalcados?
Homens recalcados e prédios lindos?
Homens e prédios lindos e recalcados?

2 comentários:

Bruno Moreno disse...

ah. n desista querida.qdo fico assim lembro de leminski: distraídos venceremos.

quem sabe um santista, não?rs

um beijo

Diana Assennato Botello disse...

ahahaha, adorei.