sábado, 27 de junho de 2009

umbigo

O que é a motivação? Onde é que ela tá? É algo que vem de dentro? Ou se encontra nos estímulos externos? Ou nos dois lugares? Ou em lugar nenhum, ela simplesmente brota? Eu só quero que alguém me fale onde é que eu posso encontrá-la. Cansei de caçá-la. Quando a busco, na maior parte das vezes acho. Mas há dias que a perdi. E me esforço, me esforço pra tirá-la lá do fundo do umbigo, onde ela se esconde e se amarra. Tenho conseguido manter as aparências, mas de verdade: ela está teimosa, não quer vir. Não sai. Ou não entra, sei lá (afinal, ela está fora ou dentro?).
O que será que ela teme? Solidão? Inadequação? Poluição? Lixão?
Acho que a minha motivação está tímida, é isso. Ela me contou que anda acuada, porque fica toda motivada com caras interessantes que no final se demonstram uns babacas - para que não pensem que eu estou me referindo a algum caso concreto, deixo claro desde logo que estou sim, a vários. Ela está cansada de se motivar SÓ porque o dia está ensolarado, ou SÓ porque a peça foi boa, ou SÓ porque ganhou um cachecol vermelho. Eu disse: "minha querida, mas essas são ótimas razões para você se motivar!". Ela concordou, mas se cansou. Se cansou e pronto. E se amarrou no meu umbigo. Verdade, eu sinto ela no umbigo, olha que coisa estranha!
Então, agora que eu já escrevi, minha amiga ligou e eu chorei, ela me disse que vem me buscar pra irmos jantar. Vou comer uma coisinha bem quentinha e gostosa, quem sabe SÓ com isso.

2 comentários:

ju disse...

MOTIVO:
6. Frase musical que se reproduz com modificações num trecho e lhe imprime o seu caráter.

Sofia disse...

Parabéns pelo teu blog, sou agora leitora assídua e tu, Roberta, és realmente uma prosadora sem igual!