sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

quase um Almodóvar

Às vezes, é preciso tomar algo forte para sair da realidade - ou para entrar nela, como queira. Mas é antes dos goles que o filme começa.

CENA 1 - SALA DE ESTAR / INTERIOR / DIA
ELA entra com naturalidade na casa, quase fosse um membro da família e sempre tivesse estado lá. PONTO DE VISTA DELA: seu olhar atravessa lentamente, de ponta a ponta, os vãos livres da grande casa luminosa. Se detém em quadros de aquarela pregados na parede e nos porta-retratos com fotos de família.
CORTA PARA

CENA 2 - COZINHA / INTERIOR / DIA
A cozinha é sempre o lugar para o Satsang. Todos sorriem e estão muito à vontade. CLOSE em sorrisos. Faz calor. As pessoas se abanam e bebem água. CLOSE em olhos e mãos. CRIANÇA corre pela cozinha. FRIDA se aproxima para receber cafunés. ELA faz carinho em FRIDA e se sente observada com simpatia. ELE a observa. ELA finge não perceber.
CORTA PARA

CENA 3 - ESCOLA / INTERIOR / NOITE
ELE fala para uma platéia atenta. Gesticula muito e faz caretas engraçadas. A platéia ri, o ambiente está descontraído. ELA o observa com admiração. Morde o lábio inferior, como sempre faz quando fica insegura. Logo em seguida, esboça um leve sorriso com o canto da boca, satisfeita.
CORTA PARA

CENA 4 - COZINHA / INTERIOR / NOITE
Pessoas sentadas em volta da mesa comem e conversam. Na mesa, comida caseira. DETALHE nas mãos DELE cortando manga Haden. DETALHE na cumbuca de balas de menta Kids. DETALHE no pequeno copo de whiskey. Faz muito calor. Tiram fotos. CONGELA em uma foto.
FADE OUT PARA

CENA 5 - FILIAL / INTERIOR / NOITE
Bar lotado. Sentados à mesa, bebem cerveja e Seleta. Conversam animadamente, gesticulam muito, abrem largos sorrisos. ELA cobre o rosto com as mãos envergonhada. CLOSE no par de óculos que estão sobre a mesa. ELA pega na bolsa o Moleskine verde limão e escreve.
DETALHE DELA escrevendo: O que te move?
ELE faz careta. ELA passa o Moleskine para ELE.
DETALHE DELE escrevendo: a curiosidade, o desafio, o novo, a insegurança, o amor, o tesão, o medo.
ELA lança um olhar de aprovação.
CORTA PARA

CENA 6 - CARRO / EXTERIOR / MADRUGADA
Forte chuva. Eles estão no carro. Para-brisas em movimento frenético. Conversam e riem. DETALHE na flor colorida presa no cabelo DELA. WIPE horizontal para o vidro do carro. STEADYCAM na chuva torrencial desfocada do lado de fora. FOCO gradual nas gotas que escorrem pelo vidro do carro.
FADE IN para BLACK.
FIM

5 comentários:

Jurnalista disse...

Caracas, ao ler já fiquei com vontade de assistir ao novo filme do Almodóvar! bJU lindona e que as cenas continuem e continuem... vou acompanhar todos os capítulos

marcel disse...

ai que bonito!
Filme mudo? Qual a trilha?

Beta disse...

Owner of a lonely heart?
Born to be wild?
No regrets?
... temos várias opções, mas acho que vou precisar contratar um diretor musical... to meio apegada ao kings of convenience.
rs

marcel disse...

hm voto em algo nacional.
"o seu olhar", Ceumar.

Beta disse...

puts, adoooooro. na mosca!
beijo e obrigada.